O governador Camilo Santana participou da entrega de 473 títulos de propriedade rural em Ibicuitinga, no Sertão Central cearense. "Descobrimos que 70% das pequenas e médias propriedades do Ceará não tinham o documento. E isso é uma questão de cidadania. Passa de geração para geração, e filhos e netos continuavam com as terras sem documento. As pessoas que quiserem tirar um dinheirinho a mais no banco, para investir nas terras, agora têm esse direito", discursou o governador durante o evento. Na ocasião, Camilo Santana também autorizou a construção de uma Areninha e a pavimentação das vias do Centro de Ibicuitinga.
De acordo com o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira, 18 mil títulos de terra serão entregues até o fim deste ano. "Esse documento significa muito para o desenvolvimento da terra. Com ele, você pode ir ao cartório tirar a escritura, financiar nos bancos para investir na terra. É um grande projeto. E o Ceará é o estado que mais avançou nessa política", continuou o secretário.
Foto: TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA
A agricultora Maria Ferreira Nobre, de 62 anos, foi uma das beneficiadas que recebeu o documento das mãos do governador. Trabalhando na roça há mais de 40 anos em um pequeno distrito de Ibicuitinga, "há duas léguas de distância", ela calcula, Maria disse estar feliz com a nova conquista. "É um documento que a gente precisa muito. Tudo que a gente for fazer na agricultura precisa desse título. É uma peça de valor para o agricultor. Às vezes, a gente quer fazer um empréstimo e não tem como fazer. Agora, vamos poder", animou-se.
O Prefeito de Ibicuitinga, Franzé Carneiro agradeceu a Camilo Santana pelo cuidado com que o governador tem tratado pautas relacionadas ao desenvolvimento agrário do município. "Tenho certeza de que muito está por vir para nossa educação, infraestrutura e segurança", acrescentou o gestor municipal.
A entrega de títulos integra o Programa de Regularização Fundiária, uma parceria entre Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Idace, e o Governo Federal. Com área territorial de aproximadamente 14 milhões de hectares, o Governo do Ceará prevê o cadastro de mais de 260 mil imóveis e emissão de 182 mil títulos, beneficiando mais de 209 mil famílias. Até 2020, o programa vai cadastrar e georreferenciar a área rural de 182 municípios cearenses.
Fonte: Governo do Estado do Ceará