O tradicional desfile cívico da Independência, realizado nesta última quarta-feira levou uma multidão de pessoas para as ruas de Ibicuitinga para assistir ao desfile de 7 de Setembro comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil, considerados por muitos, o maior desfile de todos os tempos de Ibicuitinga. A festa cívica, com a participação de todas as escolas municipais e escola estadual, iniciou por volta das 17:30. O evento foi retomado após dois anos sem ser realizado em função da pandemia da Covid-19.
O desfile das 10 escolas municipais, teve como tema geral Brasil de todos os tempos: 200 anos de história, onde apresentou para o público presente, recortes da história do Brasil nesses 200 anos de Independência, objetivando promover o nacionalismo, o patriotismo e o civismo, além de exaltar a ideia de pátria e estimular o amor à liberdade, à cultura e às tradições nacionais, motivando os sentimentos de solidariedade e cidadania como fatores de preservação e fortalecimento da independência.
O desfile registrou ainda mais um marco na história de Ibicuitinga, que pôde acompanhar estreia da nova banda de Música Areia Branca Juvenil, formada recentemente, que se somou a já existente Branda de Música Municipal, ambas as bandas estrearam também o novo fardamento completo, o desfile contou ainda com a participação da Banda de Música Iracy Duarte Dantas da Cidade do Choró, Fanfarra da EEMTI Cesar Cals de Quixadá, Banda Marcial Elite da Cidade de Ibaretama, Fanfarra da Escola Dom Bosco da Cidade do Choró e Fanfarra Valentin da Cidade de Quixadá.
Uma festa cívica marcada pela demonstração de carinho pelo nosso país, tanto por parte de quem estava assistindo como das pessoas que desfilaram. É uma alegria grande de ver centenas de ibicuitinguenses nas praças, todos reverenciando os 200 anos do Brasil, afirma o prefeito Franzé Carneiro.