CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 20/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Ibicuitinga lança o Projeto Mutirão de Especialidades para Reduzir a Fila de Espera por Consultas Médicas
O governo municipal de Ibicuitinga está comprometido em proporcionar um atendimento de saúde mais ágil e eficiente para a população. Com esse objetivo em mente, anunciamos o início do Projeto Mutirão de Especialidades, uma iniciativa destinada a reduzir a fila de espera por consultas com médicos especialistas.

A primeira fase deste projeto será realizada neste próximo fim de semana, sexta-feira e sábado. Durante esses dois dias, teremos consultas disponíveis com urologistas e ginecologistas, visando atender às necessidades específicas da nossa comunidade.

A expectativa é realizar 100 consultas ao longo desses dois dias, proporcionando um atendimento de qualidade e sem demoras para aqueles que aguardam ansiosamente por uma avaliação médica especializada.

Para garantir que os pacientes que estão na fila de espera sejam devidamente informados e convocados para as consultas, a equipe da Central de Regulação está trabalhando arduamente. Os pacientes serão contatados e informados sobre a data e horário da consulta, respeitando sempre a urgência do pedido e a ordem de prioridade.

O Projeto Mutirão de Especialidades é mais um passo importante do governo municipal de Ibicuitinga na busca por uma saúde pública mais acessível e eficiente. Estamos comprometidos em continuar trabalhando em prol do bem-estar e da qualidade de vida de todos os nossos cidadãos.

Contamos com o apoio e a colaboração de toda a comunidade para que juntos possamos alcançar esse objetivo e fazer a diferença na vida das pessoas. Juntos somos mais fortes!
#Saúde 18/01/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Secretarias de Saúde e Educação realiza reuninão com ass mães de alunos diagnosticados com TEA, TDAH, TOD

Hoje, as secretarias de Saúde e Educação se uniram em um compromisso vital. Realizamos uma reunião especial com as mães de nossos alunos diagnosticados com TEA, TDAH, TOD. Apresentamos a nova equipe composta por fonoaudióloga, psicóloga, psicopedagoga e um neurologista, que estarão disponíveis semanal e mensalmente para atender nossas crianças.

Com esses serviços agora disponíveis em nosso município, nossas crianças não precisarão mais se deslocar para outros lugares em busca de atendimento. Em breve, iniciaremos a transformação do prédio anexo do CRAS para ser o lar permanente do Centro de Atendimento. Juntos, estamos construindo um futuro inclusivo e acolhedor para todos

#Saúde 24/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde disponibiliza Fisioterapia Aquática para pacientes

O Governo Municipal de Ibicuitinga se preocupa com a saúde e o bem-estar de nossa comunidade em todos os momentos. É com grande alegria que anunciamos nossas aulas de Fisioterapia Aquática, realizadas duas vezes por semana, durante os finais de tarde, para grupos de terceira idade e pessoas que necessitam.

A Fisioterapia Aquática oferece diversos benefícios, incluindo a melhoria da flexibilidade, fortalecimento muscular, alívio do estresse e, acima de tudo, diversão e interação com a comunidade.

#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga Sedia a 3ª Reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR do Sertão Central
Ibicuitinga teve a honra de sediar a 3ª Reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) do Sertão Central. O evento reuniu representantes de diversos municípios da região em uma colaboração essencial para o fortalecimento dos serviços públicos de saúde.

A Comissão Intergestores Regional é um espaço de diálogo e cooperação entre gestores municipais de saúde. Seu objetivo é promover a articulação entre os municípios, facilitando a integração de ações e estratégias para aprimorar o atendimento à população.

Durante a reunião, foram abordados temas cruciais para a saúde regional, incluindo a discussão de políticas públicas, a alocação de recursos e a implementação de ações preventivas e de promoção da saúde.

Autoridades e representantes dos municípios envolvidos destacaram a importância desse fórum de discussão. Ressaltaram que a colaboração entre os gestores municipais é essencial para superar desafios e garantir um atendimento de saúde mais eficiente e abrangente.

O prefeito de Ibicuitinga, em sua mensagem de boas-vindas, expressou sua satisfação em receber a CIR e enfatizou o compromisso do município em contribuir para a melhoria da saúde na região.

Essa reunião da Comissão Intergestores Regional representa um passo significativo no fortalecimento da saúde do Sertão Central. A troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre os municípios prometem gerar impactos positivos na qualidade e no acesso aos serviços de saúde para toda a população da região.
#Saúde 22/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza pagamento da complementação do novo piso salarial dos profissionais de enfermagem

É com grande satisfação que anunciamos que a Prefeitura de Ibicuitinga realizou o pagamento da complementação do novo piso salarial dos profissionais de enfermagem, referente ao período retroativo de Maio a Agosto.

Reconhecemos e valorizamos o trabalho incansável de nossos profissionais de saúde, especialmente durante estes tempos desafiadores. Este é um passo importante para garantir uma remuneração justa e adequada pelo seu esforço e dedicação.

Agradecemos a todos os profissionais de enfermagem por sua contribuição vital para a saúde e bem-estar de nossa comunidade. Juntos, continuamos a construir um futuro mais saudável e próspero para Ibicuitinga!

#Saúde 31/08/2023 SECRETARIA DE SAÚDE NOTA OFICIAL - PISO ENFERMAGEM, TÉCNICOS E AUXILIARES

A Prefeitura Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria de Saúde, vem por MEIO DESTE INFORMAR QUE o Município recebeu do Fundo Nacional de Saúde, o repasse do valor completo determinado pela Portaria 1135/2023 do Ministério da Saúde, valor este destinado ao pagamento de complementação do piso salarial dos trabalhadores da enfermagem, retroativo e referente aos meses de maio, junho, julho e agosto/2023.

Entretanto, para repassar os valores, o Município ainda aguarda a definição de procedimentos operacionais por parte do Governo Federal. Importante também reforçar que o Ministério da Saúde, responsável pela definição dos contemplados e pelo complemento financeiro do piso, garantiu o acesso do canal de informação (Investisus) até o dia 10/09/2023, buscando sanar toda e qualquer divergência na informação e recebimento dos valores.

Desta forma elaboramos Projeto de Lei, que ainda não foi protocolado na Câmara Municipal, pois estamos aguardando definições que devem ser feitas pelo Ministério da Saúde.

Seguiremos atentos e com responsabilidade na aplicação/destinação do recurso, e que neste momento, temos um prazo de 30 dias a contar da data do depósito para essa execução.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso do Município em realizar o pagamento do Piso aos profissionais assim que essas questões forem sanadas, de forma a assegurar que o processo ocorra em conformidade com as diretrizes legais preconizadas.

Certos da compreensão, nos encontramos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Ibicuitinga, 31 de agosto de 2023

#Saúde 28/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal assinaa Ordem de Serviço para a Construção de uma nova Unidade Básica de Saúde

Na manhã de hoje, Ibicuitinga presenciou um momento histórico na área da saúde pública. A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para a Construção de uma nova Unidade Básica de Saúde - Sede I.

Com o investimento total de R$ 1.044.166,71, a nova Unidade Básica de Saúde visa atender às necessidades da população com serviços de qualidade e acolhimento. O prazo de execução foi estipulado em 5 meses, garantindo agilidade e eficiência na conclusão do projeto.

Além do Prefeito Franzé Carneiro, o Vice Prefeito Chico do Sinval e a Secretária de Saúde Adriana Gomes também marcaram presença vereadores e demais secretários municipais, que prestigiaram o evento, demonstrando o apoio e entusiasmo com o projeto que trará benefícios significativos para todos.

A localização da futura unidade será na Avenida Elisiário Atanasio da Costa, no Loteamento Sol Nascente, proporcionando maior acessibilidade e facilitando o acesso aos serviços de saúde para os moradores da região.

Com a assinatura da Ordem de Serviço e o início das obras, a expectativa é que a Unidade Básica de Saúde - Sede I se torne um marco no cuidado da saúde pública, ampliando o acesso aos serviços médicos e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos de Ibicuitinga.

Na oportunidade demonstrando comprometimento com os servidores da Atenção Primaria da saúde o Prefeito Franzé Carneiro assinou o projeto de lei que dispõe sobre incentivos aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Essa iniciativa visa valorizar e reconhecer o trabalho essencial desses profissionais, reforçando o cuidado com a comunidade.

#Saúde 25/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal Realizará solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para Construção de nova Unidade Básica de Saúde

O Governo Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem a honra de convidar toda a população de Ibicuitinga, para participar da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para Construção da nova Unidade Básica de Saúde - Sede I.

O evento acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, às 8h, na Academia da Saúde, localizada na Rua Daniel Freire - Loteamento Sol Nascente.

Com muita alegria, daremos início a essa importante obra que irá fortalecer e melhorar ainda mais o atendimento de saúde em nossa cidade.

A presença de todos é fundamental para celebrarmos esse momento e compartilharmos a esperança de uma saúde cada vez mais acessível e de qualidade para nossa comunidade.

Venha participar e fazer parte dessa conquista que beneficiará a todos! Sua presença é muito especial para nós.

#Saúde 23/05/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal oferta cursos para Agentes de Saúde atraves do Projeto Saúde com Agente do Governo Federal

O Governo Municipal de Ibicuitinga, em parceria com o Governo Federal, ofereceu seis vagas para um curso muito importante na área da saúde. Trata-se do Projeto Saúde com Agente, uma iniciativa que envolve a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Esses cursos são especialmente destinados aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam no município, visando fortalecer a política de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A formação oferecida pelo projeto busca proporcionar uma preparação ampla e dinâmica aos profissionais que atuam nos territórios, visando aprimorar seus conhecimentos e habilidades no campo da saúde comunitária. Através do curso, os agentes receberam kits completos para para facilitar o trabalho externo, e a oportunidade de adquirir competências técnicas e práticas que contribuirão para uma melhor qualidade de vida da população atendida.

#Saúde 27/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Fazer a sua parte pra Covid-19 não voltar!

Vacina bivalente disponível para pessoas a partir de 18 anos ??

Agora, quem tem 18 anos ou mais já pode tomar a dose bivalente da vacina contra #Covid-19 em nossa cidade, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

Para se imunizar, é preciso ter ao menos duas doses anteriores e respeitar o intervalo de 4 meses de uma vacina para outra, além de apresentar identidade e comprovante de vacinação.

Durante todo mês de maio, a unidade de Saúde Sede I estará aberta para vacinação no horários manhã e tarde.

#Saúde 13/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal realiza Dia "D" de Vacinação contraInfluenza e Covid-19

O Dia "D" de Vacinação contraInfluenza e Covid-19 acontecera no próximo sábado, 15, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibicuitinga.

A vacinação na UBS Sede I acontecerá no horário de 8h às 16h, já nas Unidade de Saúde de Açude dos Pinheiros, Viçosa e Canindezinho funcionarão das 8h às 12h.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Imunização e visa aumentar a cobertura vacinal. Quanto mais pessoas imunizadas, menor o risco de se contaminar.

Faça sua parte e venha se vacinar!.

#Saúde 31/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Vigilância Sanitária de Ibicuitinga inspeciona supermercados para retirar maionese fabricada com substância vencida

A Vigilância Sanitária de Ibicuitinga está realizando inspeções em supermercados para retirar das prateleiras desses estabelecimentos lotes da maionese da marca Fugini que foram fabricados com uso de aditivo alimentar vencido. A fiscalização cumpre determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a comercialização do produto.

Conforme a Resolução nº 1.051, de 29 de março de 2023, da Anvisa, devem ser recolhidos todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com número de lote iniciando a partir de 354 ou qualquer lote com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

Para as pessoas que eventualmente tenham a maionese de algum desses lotes específicos em casa, a orientação da Vigilância Sanitária é realizar o descarte, pois o produto não deve ser consumido. A Vigilância Sanitária tem atuado com resposta rápida para garantir segurança à saúde do consumidor. É importante que a população fique atenta ao lote e produto citado pela Anvisa e realize denúncia caso ainda o verifique em prateleira nos supermercados.

O cidadão que verificar a disponibilização dos lotes citados dessa maionese ou qualquer produto vencido em estabelecimentos comerciais, pode denunciar para a Vigilância Sanitária do município.

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizará 10ª Conferência Municipal de Saúde

No dia 30/03, a partir das 8h, acontecerá a décima Conferência Municipal de Saúde em nosso município. O evento será realizado no Plenário Pedro Paulo Sobrinho da Câmara Municipal de Ibicuitinga.

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço de debate e participação da sociedade civil e de representantes governamentais, que tem como objetivo discutir a saúde pública em nossa cidade e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas que possam melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população.

Não percam essa oportunidade de dialogar sobre os desafios e oportunidades da saúde pública em Ibicuitinga, bem como de apresentar ideias e sugestões que possam contribuir para a melhoria dos serviços de saúde prestados à população.

#Saúde 11/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza procedimentos de pequenas cirurgias

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou hoje, 11, um atendimento para realização das pequenas cirurgias. Uma importante ferramenta para garantir o acesso dos pacientes a procedimentos cirúrgicos simples e seguros. Os procedimentos foram realizados na Unidade Mista de Ibicuitinga, UMI, sem a necessidade de internação prolongada.

Entre as cirurgias mais comuns estão a remoção de lesões de pele, como verrugas e cistos, a retirada de pequenos tumores e biópsias. Além disso, a oferta de pequenas cirurgias permite uma maior efetividade na prevenção de doenças e na promoção da saúde, contribuindo para a qualidade de vida da população.

É importante ressaltar que esses procedimentos são realizados por profissionais capacitados e garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes.

#Saúde 07/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de saúde realizará pré conferência da saúde

A Conferência de Saúde são espaços democráticos que reúnem todos os segmentos representativos da sociedade (usuários, trabalhadores de saúde, governo e prestadores de serviços privados conveniados ao SUS) para avaliar e debater a situação de saúde, orientar e formular as políticas públicas de saúde em cada esfera: federal, estadual e municipal. São convocadas pelo Poder Executivo e acontecem de 4 em 4 anos.

É a partir das pré-conferências realizadas que surgem avaliações e propostas que se traduzem em políticas públicas para a saúde.

As pré-conferências de saúde são abertas à população em geral e serão realizadas em diferentes distritos da cidade, com a participação de toda equipe da rede pública municipal de saúde e comunidade. Ao final dos encontros, serão listadas as reivindicações e propostas dos participantes para que sejam levadas e debatidas na Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá dia 29 de março.

Confira a programação das Pré-Conferências de Saúde e participe

Dia 14/03 - Canindezinho - 9h - local: escola

Dia 15/03 - Viçosa - 9h - local: escola

Dia 16/03 - Açude dos Pinheiros - 9h - local: escola

Dia 23/03 - Sede - 9h - local: CRAS

#Saúde 30/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga é destaque nos indicadores do Programa Previne Brasil referente a Atenção Primária à Saúde

Ibicuitinga é 5º Lugar na Macro Região do Sertão Central, que é composto por 20 municípios e 29º lugar entre os municípios do Ceará com melhor pontuação nos Indicadores do Programa Previne Brasil referente a Atenção Primária à Saúde, de acordo com nota atribuída pelo Ministério da Saúde, resultado esse obtido através do empenho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde que juntos desenvolveram um trabalho proativo com intuito de melhorar os indicadores.

Vale salientar que quando falamos de melhoria de indicadores, estamos falando em melhoria na qualidade de vida dos nossos munícipes, e isso é o reflexo de uma gestão comprometida com o bem da população através da execução de políticas públicas eficientes.

Agradecemos e parabenizamos pelo o esforço e compromisso de todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Ibicuitinga

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura realiza entrega de fardamento para os Agentes de Endemias e entrega de equipamentos para o hospital e PSF's

O Governo Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria de Saúde, realizou hoje a entrega de fardamento para os Agentes de Endemias e entrega de equipamentos para o hospital e PSF's

Aos agentes de endemias foram entregues 02 kits de fardas completas (calça e blusa manga longa), 02 blusas manga curta, 02 pares de meias, 01 lanterna, 01 bandeirinha, 02 cintos, 02 bonés, 02 pares de botas e 02 protetores solar.

"O nosso prefeito Franzé Carneiro tem a preocupação em proporcionar melhores condições de trabalho, através do fardamento, além de ajudar na identificação dos profissionais perante a população", explicou o vice-prefeito, Chico do Sinval

Fizeram parte da mesa de autoridades: O vice-prefeito Chico do Sinval, A chefe de gabinete Zilderlânia Pereira, Secretário de Saúde Elistênio da Nobrega, Secretário de Educação Ricardo Pinheiro, Secretária da Assistência Social Virginia Meneses, Secretário de Obras Toninho, Secretário de Empreendedorismo Flamarion, Vereador Presidente da Câmara Neguinho de Ouro e Vereador Cesar do Júlio

#Saúde 31/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade COVID passará a funcionar como Estratégia de Saúde da Família SEDE III A partir da próxima segunda-feira 02 de Janeiro de 2023
#Saúde 04/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Novembro foi um mês dedicado a prevenção do câncer de próstata com a Campanha Novembro Azul em Ibicuitinga

O mês de novembro chegou ao fim e com ele o encerramento da Campanha Novembro Azul, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A secretaria municipal de saúde realizou acolhimentos especial para os homens que estiveram presentes em todas as ações.

No decorrer do mês de novembro aconteceram palestras e roda de conversa nas UBSs, UMI, Secretarias de Saúde e de Obras, igrejas Evangélica e Catolica do município, alertando e orientando o público masculino para os cuidados com o câncer de próstata.

Em algumas oportunidades foram ofertados exames de PSA, ultrassonografias, testes rápidos, consultas médicas, massagens e higienização facial com fisioterapeutas e muito mais.

#Saúde 25/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade COVID registra mais de 1000 atendimentos nos primeiros 22 dias do mês de julho

A Unidade COVID, somente nos primeiros 22 dias do mês de julho, realizou 1155 atendimentos, registando assim um grande aumento na procura por atendimento na Unidade, dos 1155 atendimentos, as mulheres registam um total de 612, sendo a maioria com idade de 35 a 39 anos do total de atendimentos.

Com relação aos testes, foram realizados 401 testes, dos quais 173 pessoas testaram positivo para COVID 19, foram ainda identificadas outras doenças, sendo 496 pessoas com gripe, 4 com Chikungunya e 3 com Dengue

#Saúde 17/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Setor de Endemias de Ibicuitinga mostrar algumas dicas de combater o Aedes Aegypti

O Setor de Endemias, através da Secretaria Municipal de Saúde veio mostrar algumas dicas para lembrar que nós, também, podemos fazer a nossa parte e combater o Aedes Aegypti!

Você sabia que 80% do problema de focos estão dentro das nossas casas? Vamos aproveitar, que vem ai o final de semana, e deixar dicas super fáceis para combater o mosquito que provoca a dengue, zika e chikungunya!

Confira no video

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal de Ibicuitinga entregou uma ambulância 0KM e um novo veículo para a secretaria de Assistência Social

Ainda na comemoração dos 34 anos de Emancipação Política de Ibicuitinga, no último dia 10, o prefeito Franzé Carneiro, ao lado do Deputado Estadual Antonio Granja, entregou uma ambulância 0KM para à população de Ibicuitinga, sendo somente esse ano a 3ª ambulância entregue, na oportunidade foi ainda entregue para a secretaria de Assistência Social um novo veículo para auxiliar nas ações da secretaria, carro esse doado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental de Ibicuitinga O evento teve como tema: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.
#Saúde 25/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga realizará 9ª Conferência Municipal de Saúde de Ibicuitinga

O Governo Municipal de Ibicuitinga, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, convidam toda a população de Ibicuitinga para participar da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Ibicuitinga, que será realizada, no dia 27 de abril de 2022, com início às 07h 30min, na Câmara Municipal de Ibicuitinga. O tema será: "Saúde: direito de todos e um dever do estado".

Sua participação é de suma importância neste momento de diálogo com a comunidade, visando o fortalecimento dos serviços de Saúde em nosso município.

#Saúde 20/04/2022 SECRETARIA DE SAÚDE I Conferência de Saúde Mental de Ibicuitinga

O Governo Municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria de Saúde, tem a honra de anunciar a I Conferência de Saúde Mental. O evento será realizado na próxima terça-feira (26), na Câmara Municipal de Ibicutinga.

A conferência tem como objetivo contribuir para a construção da política nacional de saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), e servirá para reafirmar as leis e princípios que garantem os direitos dos usuários do sistema. Será um evento democrático de discussão entre usuários, trabalhadores e gestores em torno de propostas e estratégias de organização para o cuidado da população ibicuitinguense.

#Saúde 22/03/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal de Ibicuitinga entrega duas novas ambulâncias para atender os serviços da saúde no município

O Governo Municipal de Ibicuitinga através da Secretaria Municipal da Saúde adquiriu, por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Fernando Santana, duas novas ambulâncias para atender os serviços da saúde no município. A entrega do veículo foi realizada na manhã do último domingo, 20, no auditório do CRAS, com a presença do prefeito Franzé Carneiro, Deputado Estadual Fernando Santana, Secretário, Vereadores, servidores municipais e população de Ibicuitinga.


O Secretário municipal de Saúde, Elistênio da Nóbrega, destacou que a chegada dessas novas ambulâncias foram um grande ganho para o município, pois as outras duas ambulâncias existentes não atendem à demanda em tempo ágil. "Estamos muito felizes com essa nova conquista. As ambulâncias vão contribuir principalmente para os serviços de média e alta complexidade do município e para a rede de transferência Inter hospitalar", comentou.


O prefeito Franzé Carneiro, ressaltou que a expectativa com a aquisição dessas duas novas ambulâncias é prestar um serviço de qualidade e trazer mais conforto e segurança para a população, na oportunidade Franzé agradeceu a dedicação e esforço do Deputado Fernando Santana, por sempre atender as demandas solicitadas para o município de Ibicuitinga, Franzé ainda anunciou que nos próximos dias entregará a terceira ambulância 0km para o município oriunda de recursos por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Antônio Granja.

O Deputado Estadual Fernando Santana, agradeceu a receptividade que sempre teve em Ibicuitinga e se mostrou disponível para solicitações futuras.

#Saúde 25/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de Combate às Endemias são treinados contra a Leishmaniose Visceral Canina (calazar)

Os Agentes de Combate às Endemias de Ibicuitinga passaram ontem, 24, por um treinamento contra a Leishmaniose Visceral Canina (calazar). Momento de aprendizagem dividido em duas partes, teórica e prática sobre essa zoonose.

O treinamento ocorreu com a participação do Dr. César (Médico Veterinário) e o Coordenador de Endemias de Pedra Branca, Stanley.


Em breve o município estará realizando a campanha contra a leishmaniose para proteger a população e seus fiéis amigos dessa enfermidade.

#NotaDeEsclarecimento 24/02/2022 SECRETARIA DE SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A gestão pública municipal de Ibicuitinga, através da Secretaria de Saúde, vem por meio desta, publicizar as providências adotadas após o episódio ocorrido aos dias 21 de fevereiro do corrente ano, envolvendo o transporte sanitário, que faz o deslocamento dos pacientes aos hospitais e institutos de saúde em Fortaleza-CE.

Ressaltamos que tão logo o incidente ocorreu, a Secretaria de Saúde tomou todas as medidas cabíveis para sanar o erro e entrou em contato com as partes envolvidas para apurar a situação. Sempre no sentido de alcançar a verdade.

Após a ciência dos fatos, a Secretaria decidiu afastar o servidor das atividades desempenhadas por ele até então.

A gestão municipal reitera que é contrária e repudia toda e qualquer conduta indevida por parte de seus servidores. Dessa forma, humildemente, pedimos desculpas pelo ocorrido que, certamente, não condiz com o serviço de saúde que prestamos com tanto zelo a todos os cidadãos ibicuitinguenses.

Reforçamos, tal prática não reflete as ações e as diretrizes preconizadas pela administração pública municipal!

Por fim, cumpre enfatizar o compromisso da gestão "Cidade de Todos" com a saúde pública de qualidade e com a publicidade dos atos e de seus agentes, estando disponível para eventuais esclarecimentos acerca do incidente em questão.

Ibicuitinga, 24 de fevereiro de 2022

#Saúde 25/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE OdontoSesc em Ibicuitinga

Ibicuitinga, recebe nesta terça-feira (26/6) a unidade móvel do OdontoSesc. O projeto realizará atendimentos odontológicos gratuitos e ações educativas e de prevenção com os moradores do município até o mês de julho.

O lançamento acontecerá amanhã às 09h na Praça da Matriz, Rua Capitão Manoel Antônio, s/nº, local onde ficará instalada a unidade móvel.

O atendimento a população com serviços preventivos e curativos odontológicos tem início no dia 26 de junho e acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A marcação de consulta é realizada pela Secretaria de Saúde municipal. Por semana, 220 pessoas serão atendidas na unidade móvel, que é composta por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão restauração, remoção de tártaros, polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor.

Ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal é o foco do projeto. Serão movimentadas atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, seis auxiliares em saúde bucal e um apoio de manutenção.

#Saúde 10/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga inicia campanha de vacinação contra a raiva

Os moradores da sede e zona rural de Ibicuitinga que possuem cães ou gatos podem vaciná-los, gratuitamente, do dia 09 de novembro a 01 de dezembro. A Campanha de Vacinação Antirrábica, que acontece anualmente em todo país, é promovida no município pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica, integrante da Secretaria Municipal de Saúde.

Na sede do município o dia "D" acontecerá no próximo sábado dia 18 de novembro.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir de 3 meses de idade. O ideal é que, primeiro, os animais recebam a vacina polivalente, a partir dos 45 dias de vida, e depois a antirrábica, a partir do terceiro mês. A vacinação deve se repetir anualmente, até o fim da vida do pet. A raiva é uma doença letal, inclusive nos humanos.

CRONOGRAMA VACINAÇÃO RAIVA 2017

HORÁRIO DATA LOCALIDADE Responsável

07:30 09/11 Lagoa dos Porcos, Alto bonito, Lagoa dos Bois, Fabricio, Riacho do Capim, Macacos, Canaçu Zélia

07:30 13/11 Descanso, Alegre, Santana, São Luís, Arisco, Açude Novo Vera

07:30 14/11 Barbada e Favela Mazé

07:30 16/11 Canindezinho, Lagoa do Luís, Boa Vista, Lagoa das Varas Suzana/Aparecida

07:30 17/11 Barbadinha - Furnas Rocilde

07:30 18/11 Sede

07:30 20/11 Alto Vermelho - Bom Futuro Rosilene

07:30 21/11 Antônio Pereira, Assentamento do Jonas, Assentamento da Forquilha Sônia

07:30 22/11 Currais, Serrote, Contendas Pedro Branco Meirilene

07:30 23/11 Dois Irmãos - Trapia - Manoel Pereira - Extrema Lucimar

07:30 24/11 Viçosa, Santa fé, Viçosa de Cima Celio/Aldenir

07:30 27/11 Vale dos sonhos - Boi Redondo - Xique-Xique Leilane

07:30 28/11 Chile - São Gonçalo - Arapua Lucimar

07:30 29/11 Salão - Marrecas - Lagoa do Mato Fátima

07:30 30/11 Melancias, Muquem, Jardim, Contendas Deidiane/Charline

07:30 01/12 Açude dos Pinheiros, Carrapicho Célia/Juliléia

#Saúde 20/08/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga receberá novos equipamentos de saúde

A População ibicuitinguense receberá na próxima quinta feira (24) , novos equipamentos para auxílio nas Unidades Básicas de Saúde do município. O evento de entrega acontecerá as 9h da manhã na Câmara Municipal de Ibicuitinga.

Com a chegada desses equipamentos garantimos mais qualidade nos atendimentos e precisão nos diagnósticos. Mais saúde para Ibicuitinga!

Veja a lista completa dos equipamentos:

ITEM DESCRIÇÃO UNID QTDE.

1 AMALGAMADOR ODONTOLÓGICO - DIGITAL UNID 2

2 APARELHO DE RAIO X - ODONTOLÓGICO - DIGITAL - COLUNA MÓVEL UNID 1

3 BIOMBO PLUMBÍFERO CURVO. UNID 1

4 CADEIRA ODONTOLÓGICA COMPLETA UNID 2

5 AUTOCLAVE HORIZONTAL DE MESA 21 LT - DIGITAL UNID 2

6 SELADORA COM ACIONAMENTO POR PEDAL UNID 4

7 ULTRASSOM ODONTOLÓGICO UNID 1

8 DESTILADOR DE ÁGUA TIPO PILSEN UNID 3

9 COMPRESSOR ODONTOLÓGICO UNID 2

10 CADEIRA DE RODAS ADULTA UNID 1

11 MESA DE EXAMES PARA EXAME CLINICO UNID 3

12 MESA GINECOLÓGICA ESTOFADA UNID 2

13 DETECTOR FETAL UNID 6

14 DEA - DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO UNID 1

15 CILINDRO DE GASES MEDICINAIS PARA OXIGÊNIO UNID 2

16 NEBULIZADOR PORTÁTIL UNID 1

17 NEGATOSCÓPIO UNID 1

18 OFTALMOSCÓPIO. ESPECIFICAÇÃO. UNID 2

19 OTOSCÓPIO UNID 3

20 VENTILADOR DE TETO UNID 1

21 AR CONDICIONADO UNID 14

22 GELADEIRA/ REFRIGERADOR UNID 6

23 NO-BREAK (PARA COMPUTADOR) UNID 1

24 LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS UNID 3

25 IMPRESSORA LASER MULTIFUNCIONAL UNID 3

26 COMPUTADOR(DESKTOP-BÁSICO) UNID 17

27 ARQUIVO UNID 3

#Saúde 13/06/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Ibicuitinga é destaque na luta contra a Influenza

O município de Ibicuitinga foi o melhor classificado regionalmente no combate à Influenza, obtendo a marca de 97,24% de vacinados. Esse trabalho garantiu também a 12ª colocação no estado do Ceará para o corrente ano.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Fonte: Ministério da Saúde

#Saúde 15/05/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Governo Municipal realizará 1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher

A Secretaria de Saúde, convida toda a população para participar da "1ª Conferência Municipal da Saúde da Mulher", na próxima quarta-feira, dia 17 de maio, ás 8h, na Câmara Municipal de Ibicuitinga.

Sob o tema "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade", a conferência discutirá 4 eixos temáticos, sendo:

O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;

O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;

Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e,

Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

www.ibicuitinga.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 13:17:37