Governo Municipal realiza Avaliação Institucional no Instituto de Educação Infantil Areia Branca

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS TOMADAS DE DECISÕES NO ÂMBITO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AREIA BRANCA.

A avaliação é uma ação da secretaria do Plano Municipal de Educação e Selo Unicef em consonância com a Secretaria de Educação. É mais uma ação integrada com a participação de pais de alunos, comunidade escolar, conselho escolar, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Ibicuitinga.

A avaliação institucional de caráter avaliativo e democrático ocorreu no âmbito do Instituto de Educação Areia Branca a partir dos Indicadores na Qualidade da Educação Infantil, destacando e debatendo sete dimensões:

1 – Planejamento institucional;
2 – Multiplicidade de experiências e linguagens;
3 – Interações;
4 – Promoção;
5 – Espaço, materiais e imobiliários;
6 – Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais;
7 – Cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

A missão da escola é equilibrar a divergência de opiniões transformando em ações conjuntas na educação.

Conforme o andamento da pesquisa, a avaliação institucional mostrou-se ampliadora de todo o movimento dentro da escola. A relevância das informações obtidas, conforme sua realização sem dúvida vai trazer suporte para outras avaliações, orientando as ações apresentadas como prioridade no processo educativo das crianças, processo este de fundamental importância por ser uma avaliação colocada pelos entrevistados como um processo de reestruturação e construção de novas ações, momento em que o resultado de uma avaliação vai subsidiando a construção de novos procedimentos na instituição, o que dá um novo olhar para a escola.